Ibipitanga Alerta

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Curso ensina história do cangaço em Feira de Santana

Lampião e seu bando, em imagem da exposição "Pepitas de Fogo" (Foto: Reprodução)

O cangaço na Bahia é tema de curso que será apresentado em Feira de Santana, nos dias 12 e 13 de novembro, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), localizada no bairro SIM.
As aulas, que serão ministradas pelo historiador e geólogo Rubens Antonio, acontecem das 8h às 17h, com carga horária de 15 horas.
A proposta do encontro é conhecer mais sobre a história do Cangaço, um movimento que agitou o Nordeste, com foco na Bahia. Serão apresentados eventos como combates, abrangências e disposições que constituem, muitas vezes, pontos de partida para o verdadeiro entendimento enquanto fenômeno histórico.
Na oportunidade, o público irá conferir algumas imagens da exposição “Pepitas de Fogo: O Cangaço e seu tempo colorizados”. A mostra foi apresentada, pela primeira vez em Salvador, no mês de agosto, no Palacete das Artes. São 40 a 50 imagens colorizadas e retificadas relacionadas ao momento do cangaço.
O palestrante Rubens Antonio da Silva Filho possui graduação em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1078-1982), em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1995-1999), tendo cursado também Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1989-1993). Mestre em Geologia pela Universidade Federal da Bahia. Desde 1984, Rubens atua como geólogo do Museu Geológico do Estado da Bahia.

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA