Ibipitanga Alerta

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

sábado, 7 de janeiro de 2017

FOGO CAUSA DESTRUIÇÃO NA SERRA DO VOO LIVRE EM SANTA TERESINHA-BA


img-20170105-wa0020
O incêndio que atinge a Serra do Voo Livre em Santa Teresinha segue destruindo a vegetação da área. Bombeiros e voluntários estão se esforçando para combater as chamas, mas o tempo seco e os ventos fortes dificultam o combate.

Os primeiros focos foram notados por volta do meio dia desta quinta-feira (05/01), mas não se imaginava que iria atingir tamanha proporção. A ação do vento contribuiu para espalhar rapidamente as chamas e provocar vários focos pela serra. A equipe de bombeiros de Santo Antonio de Jesus está no local juntamente com vários voluntários de Santa Teresinha que se juntaram aos bombeiros para colaborar no combate às chamas.

A Serra do Voo Livre como o próprio nome indica é um dos principais locais do estado da Bahia usado para a prática do esporte. Não é por menos que  o município tem o título de Capital Baiana do Voo Livre. O local fica nas proximidades da localidade do Boqueirão e é muito utilizado pelos praticamentes de esportes radicais.

img-20170105-wa0024O prefeito Zé de Zila juntamente com o secretário de cultura Iuri Brito também está no local e afirmam que não medirão esforços para buscar meios que possam ajudar a combater o incêndio. "Estamos disponibilizando os carros-pipas da prefeitura para ajudar no combate a este terrível incêndio e todo o suporte necessário dentro das nossas possibilidades será disponibilizado", destacou o prefeito. Até o fechamento desta matéria a informação que temos é que as chamas seguem ainda causando destruição em várias áreas.

Baixa umidade do ar, aliada às altas temperaturas e falta de chuva contribuem para o aumento da quantidade de incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros alerta para cuidados nesta época do ano, a fim de evitar que o fogo se alastre e atinja extensas áreas.

Saiba os principais cuidados:

1. Ter cuidado com o destino que se dá ao lixo. Ainda existe o costume de atar fogo no lixo na tentativa de “limpar” o terreno. Tal hábito é condenado pelo Corpo de Bombeiros;

2. Não realizar queimadas. Como o ambiente acaba se tornando favorável para a propagação de um incêndio, o fogo ateado, inicialmente pequeno e concentrado numa determinada região, pode tomar proporções muito maiores;

3. Cuidado com as fogueiras e lixo espalhado pelas matas, principalmente para quem pratica o ecoturismo. Não é recomendado acender fogueiras e velas próximas a áreas verdes. “Acenda fogueiras apenas após limpar a região, capinando a vegetação até chegar na terra. Certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou”, determina o Corpo de Bombeiros;

4. Evitar soltar fogos de artifício ou balões próximo às áreas com vegetação;

5. Manter os terrenos rurais sempre limpos e com as divisas da propriedade devidamente capinadas;

6. Não permitir que crianças façam uso de fósforos ou isqueiros ou materiais inflamáveis.

(Fotos: Crispim Araújo | Tapera TV)

img-20170105-wa0009

img-20170105-wa0010

img-20170105-wa0019

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA