Ibipitanga Alerta: Natal registra nova rebelião e mais um preso assassinado em penitenciária

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Natal registra nova rebelião e mais um preso assassinado em penitenciária

Natal registra nova rebelião e mais um preso assassinado em penitenciária

Presos iniciaram novo motim na Penitenciária de Alcaçuz, no RN, nesta terça (17) (Foto: Frankie Marcone/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O sistema prisional do Rio Grande do Norte registra mais uma rebelião e mais um preso assassinado. Aconteceu na noite desta quarta-feira (18) na Penitenciária Estadual do Seridó, o Pereirão, em Caicó, cidade da região Seridó do estado. Segundo a Coordenadoria de Adminsitração Penitenciária (Coape), além do preso morto outros sete detentos foram feridos. O preso morto ainda não foi identificado. De acordo com a Coape, a situação foi controlada por volta das 22h10.
No fim de semana, 26 detentos foram mortos durante um motim em Alcaçuz, maior presídio do estado.

Veja fotos da crise em Alcaçuz

É possível ver fumaça saindo dos pavilhões do Pereirão, em Caicó  (Foto: Willacy Dantas)

Segundo Zemilton Silva, diretor da Coape, os presos do Pavilhão B quebraram um portão, entraram em uma área onde antigamente funcionava a cozinha da unidade e quebraram tudo. Guariteiros atiraram para conter maiores ações.
Os presos ainda atearam fogo em objetos e estão no teto da unidade empunhando bandeiras. Há muito fogo. O carro do Corpo de Bombeiros precisou reabastecer.
O Pereirão tem capacidade para 257 homens; havia em dezembro 297. A capacidade para mulheres é de 56; há 53. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mortes
O sistema prisional potiguar vive dias de tensão e sangue. No sábado (16), presos do pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz se rebelaram e invadiram o pavilhão 4. Houve briga envolvendo duas facções rivais e 26 detentos foram mortos. Destes, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.



Do G1

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA