Ibipitanga Alerta

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CHAPADA: Pico do Barbado em Catolés de Abaíra; o ponto mais alto do nordeste

Com 2033 mts é o pico mais alto do Nordeste e com formação geológica de rara beleza. É uma área de proteção ambiental devido sua riqueza botânica.Foto:  Foto: catoles.blogspot.

Pico do Barbado é o pico mais alto do Nordeste brasileiro e da Bahia com cerca de 2.033 metros, estando localizado no limite entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra, na Bahia. É uma formação geológica de rara beleza e se encontra em uma área de proteção ambiental devido a sua exuberante riqueza botânica. É parte integrante da Chapada Diamantina.

Existe uma trilha para subir o pico a partir de Catolés. Pode-se ir de carro até a última casa da rua, ao alto, da qual sobe-se duas horas e meia ao topo. Do alto avista-se vários picos como Itaobira e Pico das Almas mais longe e serras como a bela Serra da Tromba. Existe um mapa topográfico da região do Barbado à venda em Lençóis e Mucugê.
COMO CHEGAR ?
C a t o l é s fica a 620 km de Salvador pela BR-324, BR-116, BR-242 e BA-148. O entroncamento da BA-148 com a BR-242, fica a 20 km de Seabra; na direção oposta, a 176 km de Ibotirama e a 380km de Barreiras). A empresa Novo Horizonte (71 3450-2224/5557) faz a linha Salvador-Piatã todos os dias, de Piatã a Catolés lotação à tarde.O distrito de Catolés, foi fundado na segunda metade do século XVIII. O distrito começou a ser construído em 1.775, quando um filho de bandeirante, se perdeu nas matas próximas. O bandeirante fez uma promessa, dizendo que no local onde o seu filho fosse encontrado ele edificaria uma igreja, o menino foi encontrado morto, na qual morrera de fome e frio. O bandeirante então cumpriu a sua promessa, ele construiu a igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Datada de 1.775
Catolés foi todo construído em arquitetura colonial, uma espécie de pelourinho perdido nas matas da chapada.Em Catolés também é possível escalar o PICO DO BARBADO,considerado o maior do Nordeste,com 2.033 metros de altura.O Pico do Barbado, na Área de Proteção Ambiental Serra do Barbado, é o principal atrativo do município para os adeptos de trilhas de médio a alto grau de dificuldade,o nome do pico se refere a uma espécie em extinção, o macaco barbado. As cachoeiras da samambaia, cachoeira do guarda-mor,barragem de Catolés, vários açudes, rios subterrâneo como as grutas, as pinturas rupestres e os casarios em estilo colonial são outros importantes pontos turísticos que tem atraído milhares de turistas para o município.
Inúbia News

Catolés / Foto: catoles.blogspot.

Foto: catoles.blogspot.

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA