Ibipitanga Alerta: Boquira-BA: Mortes de bois causadas supostamente por cobras cascavéis na região serrana está deixando criadores preocupados

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Boquira-BA: Mortes de bois causadas supostamente por cobras cascavéis na região serrana está deixando criadores preocupados

Boquira-BA: Mortes de bois causadas supostamente por cobras cascavéis na região serrana está deixando criadores preocupados



Imagem da cobra ilustrativa
No povoado de Fazendinha, região serrana de Boquira-BA, criadores de bovinos estão preocupados com um fato que vem acontecendo no povoado.

Segundo relatos de moradores ao Boquira em Ação, os animais estão sofrendo ataques fatais, provocados possivelmente por cobra cascavel, ainda de acordo com moradores, cerca de 6 cabeças de gado já morreram em decorrência da picada do animal.

Geralmente nesta época do ano, por conta da seca,  o pasto para os animais fica difícil, com isso,  os criadores soltam os animais  na caatinga, ( soltas), e como a cobra cascavel é um animal que habita o cerrado, supostamente  essa cobra está matando o gado.

Característica da cascavel
A característica mais marcante da cascavel é um som de chocalho forte. A cascavel ocupa o primeiro lugar no número de mortes causadas por acidentes ofídicos, aqueles que envolvem mordidas de cobras.

Das 35 espécies que existem no mundo, apenas uma vive no Brasil – a Crotalus durissus. Ela habita os cerrados, regiões áridas e semi-áridas do Nordeste brasileiro, bem como os campos abertos das regiões Sul, Sudeste e Norte.

Veneno da cascavel
Boicininga – “cobra que soa”, na língua tupi – , é outro nome da cascavel, que possui um veneno poderoso. Ele destrói as células do sangue das vítimas, causa lesões musculares, afeta os sistemas nervoso e renal.

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA