Ibipitanga Alerta: McLaren da última vitória de Ayrton Senna em Mônaco será leiloada em Paris

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

McLaren da última vitória de Ayrton Senna em Mônaco será leiloada em Paris

McLaren da última vitória de Ayrton Senna em Mônaco será leiloada em Paris

McLaren da última vitória de Ayrton Senna em Mônaco será leiloada em Paris

É comum ver carros antigos da Fórmula 1 à venda em leilões pao redor do mundo. Mas não é o tempo todo que os modelos em questão são carros históricos, pilotados pelas maiores lendas da pista, como a McLaren MP4/8, guiada por Ayrton Senna na temporada de 1993. A máquina, responsável pela última vitória do tricampeão, em Mônaco, vai a leilão entre 6 e 8 de fevereiro pela Casa Bonhams, em Paris, mas ainda sem lance inicial divulgado. Contundo, o felizardo que arrematar a máquina poderá ir direto para a pista, já que o carro está em excelente estado de conservação e pronto para ser pilotado.

O carro a venda, de chassi número seis, foi de fato guiado por Senna em oito provas na temporada, incluindo a corrida nas ruas de Monte Carlo. Logo na estreia deste chassi, em Barcelona, Ayrton terminou o GP em segundo, atrás apenas de Prost.

Mas as façanhas de Senna não terminam por aí.

Com esse carro, que tinha um motor Ford V8 bem menos potente que os motores rivais, o brasileiro conseguiu conquistar cinco vitórias, com sete pódios e uma pole, garantindo o vice-campeonato daquela temporada. Também foi com esse modelo que Senna registrou aquela que é considerada a "melhor primeira volta da história" quando, em condições muito adversas de chuva, partiu em quarto (caindo para quinto ainda na largada), mas terminou a volta de abertura em primeiro, vencendo a corrida com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado.

Ayrton Senna Donington Park 1993 (Foto: Divulgação/McLaren)

Ayrton só ficou atrás do rival Alain Prost, que tinha em mãos um dos melhores carros da história da F1, a Williams FW15. O bólido do francês e do companheiro Damon Hill contava com o motor Renault V10 e diversos itens tecnológicos de ponta, como freios ABS eletrônicamente ajustados, acelerador automatizado eletronicamente, câmbio semi-automático de 6 velocidades, suspensão ativa e controle de tração e estabilidade.
Fonte: Globo Esporte

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA