Ibipitanga Alerta

IBIPITANGA ALERTA

IBIPITANGA ALERTA

terça-feira, 10 de abril de 2018

REFRIGERANTE ENVELHECE (VEJA)

refrigerante envelhece
A lista de malefícios causados pelo consumo de refrigerantes com açúcar foi ampliada por cientistas da Universidade da Califórnia. Segundo um estudo publicado na revista American Journal of Public Health, quem toma essa bebida diariamente envelhece mais cedo. Os Tolômeros, as estruturas que protegem a extremidade dos cromossomos e encurtam com o passar dos anos, ficam ainda menores com esse nível de consumo. O estudo revelou que a ingestão diária de até 350 mililitros de refrigerante açucarado significa aproximadamente 4,6 anos a mais de envelhecimento biológico. O estrago é comparável ao causado pelo tabagismo.
refrigerante envelhece
Além do fato do refrigerante ser um produto que leva muita gente ao vício do consumo, ao sobrepeso e à pressão alta, vale destacar que a bebida é extremamente pobre de nutrientes, ou seja, é um produto que nos oferece apenas calorias vazias e nada de benefícios, e pior: o seu consumo destrói os nutrientes que estão presentes no nosso corpo.
O refrigerante também possui ácido fosfórico, que é um dos responsáveis pelo comprometimento da saúde dos ossos, uma vez que ele ajuda a reduzir a absorção do cálcio pelo nosso organismo.
(Fontes : professornettao.blogspot.com.br ; www.opas.org.br)

(Antônio Moreira Netto – NETTÃO, Licenciado em Física pela FACE e Engenheiro Agrônomo pela UFBA. Professor de Física e Química dos Colégios: Durval Libânio, Colégio Santo Antônio e Colégio Nobre) 

GOVERNO DA BAHIA

GOVERNO DA BAHIA